Attraversiamo

images (2)

São tempos difíceis...a corrupção está organizada, a crise econômica instalada, os relacionamentos inanimados. Estamos passando por momentos difíceis ou momentos difíceis estão passando por nós? Confesso que refleti demoradamente sobre esse questionamento, fiz perguntas, reordenei os pensamentos, fechei os olhos, sintonizei e, por fim, concluí: attraversiamo!

Attraversiamo é uma palavra de origem italiana que significa simplesmente: vamos atravessar! Conheci essa palavra por meio do esplendoroso livro comer, rezar, amar de Elisabeth Gilbert. E assim como a autora, apaixonei-me perdidamente pela palavra, pronúncia e melodia. Estranho seria se eu não me apaixonasse, já que tenho verdadeiro amor pela cultura italiana.

Para mim, o significado de attraversiamo está muito além da tradução literal. ATTRAVERSIAMOatravés de si, amar. Seria amar, o melhor caminho para atravessar os tempos difíceis? Creio que sim!

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Parece simples e fácil, não? E por que na prática temos assistido o contrário? Fomos educados a vida inteira para amar, respeitar e acolher ao próximo. E por que falhamos tanto, repetidamente?

Penso que “aprendemos a amar” ao próximo antes de aprendermos a amar a nós mesmos. Afinal de contas: papai, mamãe e todo o mundo não vai mais amar você, se você não está fazendo as coisas do jeito que eles gostariam! Não seja egoísta, entregue seu brinquedo ao coleguinha! Você tem que escolher uma profissão que ganhe dinheiro para ser bem-sucedido! Tem que ser diferente para conquistar alguém! Etc. e tal…

Que discursos são esses que estamos propagando e deixando para a posteridade? Como poderíamos acertar no amor ao próximo se sequer aprendemos antes a nos amar, respeitar e acolher nossas individualidades? Não é ser egoísta, é simplesmente entender como funciona comigo antes de querer fazer funcionar com o próximo. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço não é exatamente o melhor conselho que nós podemos dar, certo?

Estamos em setembro, mais precisamente no setembro amarelo (minha cor preferida, ever) o mês escolhido como o mês de prevenção da vida, exatamente essa que foi concedida a cada um de nós para que aprendêssemos o real significado do amor. É verdade, alguns problemas vão passar por nós, mas que tal também aprendermos a passar por eles de maneira tal que sejamos capazes de amar ao próximo através de si?

Se estou bem comigo, estou bem com o próximo! Se sou leal comigo, serei leal com o próximo! Se tiver respeito comigo, terei respeito com o próximo! Se melhorar comigo, melhorarei com o próximo! Se sou minha melhor companhia, serei a melhor companhia para o próximo! Ok, precisamos nos reeducar e para isso vamos considerar que tudo que vem nos acontecendo, nada mais é, do que mais uma oportunidade de aprendermos na escola da vida. Attraversiamo?!

Priscila Lima

4 comentários sobre “Attraversiamo

    • primedita disse:

      Verdade Guel, mas ser individualista não é o mesmo que respeitar as individualidades, concorda? Argumentos para o próximo post? Obrigadaaaaa pela sua visita calorosa e querida! 💛🙃😘

      Ahhh, simmmmm: o amor cura tudo! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s