Há quem confunda individualidade com individualismo.

IMG-20170722-WA0022

     Semana passada, tive o imenso prazer de deparar-me com um dos inúmeros vídeos maravilhosos do inteligentíssimo e admiradíssimo, Mário Sergio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário, que particularmente faz meu coração transbordar de gratidão com seus ensinamentos. Dizia ele: nós somos únicos, mas não somos exclusivos.

   Há quem confunda individualidade com individualismo. Há quem acredite que cultivar o amor-próprio é cultivar o egoísmo. Há quem confunda o ser com o ter. E como há!  Acredito que a individualidade tem estrita ligação com o fato de sermos únicos, nunca houve e nem nunca haverá alguém exatamente igual a você, entretanto esse fato não nos torna exclusivos, já que a nossa unicidade não exclui de modo algum a unicidade do outro.

   Cada ser carrega a sua própria história, suas experiências de vida, conquistas e derrotas, superações e limitações, acidentes de percursos e reabilitações. E assim, vamos nos tornando uma composição daquilo que nos ensinaram, mas principalmente daquilo que nos propomos a aprender. Penso que a humildade é e sempre será a nossa linha mestra no eterno aprendizado de sermos individuais sem sermos individualistas. O que nos leva novamente à sabedoria máxima de Cortella:

   “Humilde é aquela pessoa que sabe que não sabe tudo, que sabe que outra pessoa sabe o que ela não sabe, que ela e outra pessoa saberão muitas coisas juntas, que ela e outra pessoa nunca saberão tudo que pode ser sabido.”

   Essa é a melhor definição de humildade que eu já ouvi e é de uma grandeza tão ilimitada que a cada vírgula somos remetidos para uma infinidade de reflexões. É por isso que estamos aqui: para refletirmos sobre quem somos, quem o outro é, quem juntos poderíamos ser, mas principalmente sobre o que estamos fazendo para sermos nós, sem desconsiderarmos os outros.

Priscila Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s