Respire, então sorria…

IMG-20160114-WA0049.jpg

Foto: @danicslopes

Faz tempo que eu programava escrever sobre a filosofia prática de vida que me acompanha há alguns anos, mas escrever tem mais a ver com inspiração e momento certo do que com racionalização e programação logística. Posto isso, parece-me que a inspiração chegou acompanhada do momento certo. Ontem, durante minha aula de yôga, enquanto eu respirava, compreendi que estava sendo escolhida pelo texto desta semana, então sorri! Pode existir algo mais prazeroso do que unir duas coisas que se ama fazer?!

Por falar em fazer, uma das perguntas que eu mais escuto sobre o yôga é: como você consegue fazer isso/aquilo? Eu poderia limitar a resposta e dizer: respirando, então sorrir! Provavelmente para uma esmagadora parte das pessoas essa resposta não faria sentido algum, aliás, para as pessoas que gostam de rotular tudo, e todos, seria um prato cheio para a imaginação. Porque no final das contas, quase todo mundo acha e julga tudo e todos ao invés de se propor a conhecer sobre o que pretensiosamente se fala/julga.

IMG-20170228-WA0037.jpg

Foto: @danicslopes

Respirar, a única coisa que fazemos a todo instante, é a prova inequívoca de que estamos vivos. Mas qual tem sido a qualidade de nossas vidas? Que importância concedemos a essa dádiva que é a respiração? Qual o nível de consciência que estabelecemos através dela? Não precisamos ir muito longe para respondermos, basta olharmos para dentro de nós e rapidamente muitos chegarão a conclusão de que automatizaram a respiração e por consequência a própria vida. Não é por acaso que anda nos faltando emoção, gratidão, contemplação, empatia, simpatia, respeito e aproximação.

O yôga é uma filosofia? Sim! Mas não é a filosofia ocidental (à qual estamos acostumados) recheada de teorias existencialistas. E é exatamente por isso que a explicação torna-se complexa, pois estamos falando de uma filosofia oriental, onde ela é o próprio modo de vida, o exercício diário do autoconhecimento, alcançado através de técnicas respiratórias, orgânicas e corporais.

IMG_20170610_175154_358.jpg

Foto: @danicslopes

É quando chegamos à segunda pergunta que eu mais escuto: e para que serve o yôga? Eu novamente gostaria de responder: para respirar, então sorrir! Mas as pessoas não querem mais sentir, as pessoas querem saber quais são os lucros, então vamos lá; de dentro para fora você naturalmente aprenderá: a ser mais forte (psicológica, física e emocionalmente), a ser mais flexível (com as escolhas próprias e principalmente com as alheias), a ser mais equilibrado (no ouvir e no falar), mais centrado (no que é importante para você e no que te faz feliz), mais aberto (para as inúmeras perspectivas da vida). Só que o yôga é uma prática completa, portanto, naturalmente, de dentro para fora, você também aprenderá a ser menos: menos vaidoso, menos crítico, menos inconstante, menos superficial e menos julgador. É quando o menos resulta no mais!

E então, virão todas as outras perguntas: é uma atividade física? Um esporte? Tem ligação com religião? É zen? É alternativo? Ou toda a sorte de perguntas fantasiosas que você possa cogitar…quando isso acontecer é chegada a hora de respirar, e então sorrir! SwáSthya!

Priscila Lima

 

8 comentários sobre “Respire, então sorria…

  1. DANIEL disse:

    Respirar e então, sorrir! Boa saída Pri para lidar com os desafios do dia a dia.
    Texto excelente! Explica bem o que pode ser o yôga. É um processo explicar o significado do Yôga, com toda sua complexidade e profundidade, e seu texto conseguiu! De forma simples, prática e acessível: afinal todos somos capazes de respirar e sorrir! PARABÉNS e Gratidão pelas palavras de luz e orientação.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s