Ora!

brjnmfaawq1.jpg

Ora é sinônimo de agora. E agora é sempre a hora. A hora para estarmos no aqui e no agora. Parece muito lógico, mas é sutil a capacidade que nós temos de nos desconectarmos do agora, a linha tênue que existe entre o ir e o ficar, entre o permanecer e o não estar.

Tempos atrás, recebi uma imagem pelo whatsapp, na qual constavam quatro frases:

Me perdoe.
Sinto muito.
Sou grato.
Eu te amo.

Naquele exato momento eu desconhecia a história contida na reunião dessas frases, mas pensei no quanto elas dizem sem muito dizer e no quanto nós somos capazes de esquecer o poder de conexão que elas carregam em si. Intuitivamente, pensei em colocar a referida imagem como tela de bloqueio do meu celular. Afinal de contas, seria bom recordá-las a cada vez que entrasse em contato com o conector mais desconexo de todos os tempos: o celular.

Assim o fiz! Obviamente, todos que por coincidência ou não, olham a tela do meu celular ficam curiosos com a imagem. Há os que perguntam o que significa e há os que me dizem: ho’oponopono. Confesso que a primeira vez que ouvi essa palavra, olhei sem entender para a pessoa que gentilmente explicou-me que essas frases reunidas fazem parte de uma oração havaiana denominada ho’oponopono. Fui ainda esclarecida de que no meu celular as frases estavam dispostas de modo inverso, haja vista ser esta a ordem original:

Sinto muito.
Me perdoe.
Eu te amo.
Sou grato.

images (6).jpeg

Fui pesquisar: em havaiano, a palavra “ho’o” significa causa e “ponopono” significa perfeição. Na tradução não tão literal: corrigir um erro, tornar certo. O termo ficou conhecido após a experiência vivenciada por um professor e terapeuta ao tratar criminosos que sofriam de doenças mentais no Havaí. Com resultados surpreendentes, a técnica passou a ser utilizada na busca do equilíbrio de emoções.

Na ordem original ou não, o fato é que essas palavras detém alto poder de conexão, já que nos posiciona no campo do altruísmo, do perdão, do amor e da gratidão. Ora, elas nos posicionam no agora. E o agora é sempre a hora de estabelecermos a melhor conexão. Ora!

images (7).jpeg

Ho’oponopono

Priscila Lima

7 comentários sobre “Ora!

  1. A vida entre costuras disse:

    Tornar-se consciente e presente no aqui e no agora é a solução para exterminar as preocupações – inférteis do passado e sanar as inquietações futuras.
    É aproveitar a vida em sua plenitude simplesmente VIVENDO.
    É sair da mediocridade da sobrevivência para alçar voos maiores.
    É o encontro consigo e a oportunidade de cocriar e deixar que as manifestações internas e externas se concretizem, tomem forma.
    A língua havaiana, popularmente conhecida pela ausência de palavras negativas, evidencia o poder das palavras e, consequentemente, o poder da nossa mente.
    Enfim, Pri, só tenho uma coisa a dizer sobre o seu texto: PONOPONO!
    Namaskar

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s