“Os opostos se distraem. Os dispostos se atraem”.

images (12).jpeg

As leis da física já comprovaram: cargas iguais se repelem e cargas opostas se atraem. E as nossas relações sociais, o que comprovam? Nós, seres complexos e singulares, temos diariamente a fácil e a difícil tarefa de interagir uns com os outros, na medida das nossas desigualdades.

A interação é fácil porque somos gregários e estar em contato diário com os outros é da nossa natureza. É difícil porque esperamos ser compreendidos dentro das nossas próprias perspectivas que, no mínimo, são diferentes das dos outros, quando não contraditórias.

E assim vivemos a dualidade da atração. Ora nos aproximando, ora nos distanciando. Há diversos tipos de relações, das meramente habituais às mais profundas. E já que estamos falando de atração, adentremos no campo da profundidade.

São nas relações mais profundas que passamos do estágio da distração para nos efetivarmos na disposição. Para além do amor, da bondade, do carinho, da gratidão e de todos os bons sentimentos que nutrimos nas nossas relações mais profundas, precisamos estar dispostos.

Dispostos a amar nas horas difíceis, nos momentos de dor e “nos desalinhos tristes das  […] emoções confusas”. Nossas relações sociais mais profundas não apenas comprovam, exigem disposição!

Priscila Lima

4 comentários sobre ““Os opostos se distraem. Os dispostos se atraem”.

  1. Daniel Papa disse:

    Ao meu ver, esse texto trata de dois pontos chave nos relacionamentos Pri: primeiro a importância do diálogo para que possamos compreender e ser compreendidos quanto a perspectiva de cada um a respeito de algo; e segundo, a paciência que prepara o casal para a disposição em seguir juntos nos momentos difíceis que podem aparecer.
    Diálogo, paciência, respiração e meditação podem fazer parte do dia a dia do casal para ajudar a manter essa bem dita disposição presente no relacionamento!
    Paz e bem Pri!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s