Tome o seu tempo.

images.jpeg

Todos os meus professores de inglês diziam: não tentem traduzir as expressões de forma literal, porque dessa forma elas mudam ou perdem o sentido. De aula em aula, lá estava eu, inconscientemente, tentando fazer traduções literais. Talvez esse fato curioso explique porque tenho tanta dificuldade de assimilar o idioma. Costumo brincar dizendo que amo tanto o Português que tento aportuguesar o Inglês. Brincadeiras à parte! Talvez línguas não sejam mesmo o meu forte ou será apenas que meu tempo para assimilação de outros idiomas é diferente do tempo exigido para a maioria das pessoas?

Em tempos de incertezas, sugiro: tome o seu tempo! Nós partilhamos um mundo igual sob perspectivas diferentes. Minha evolução pessoal é diferente da sua, assim como minhas crenças e meus valores também são. De nada adianta, tentar impor minhas ideias a você e vice-versa. Ideias merecem ser expostas, se deixam de exercer essa função passam a ser fundamentalismo. Presenciamos isso de forma avassaladora neste mês que agora chega ao fim. E o que podemos tirar de lição?

1) Respeite as ideias alheias! Você tem o direito de ter as próprias convicções, mas isso não te dá o direito de impô-las aos outros.

2) Não se sinta superior! As suas escolhas são só as suas escolhas, nada mais!

3) E não menos importante: tome o seu tempo! Aceite que você tem um tempo específico para todas as coisas, portanto evite comparações.

Dito isso, peço humildemente desculpas aos meus queridos professores de inglês que tanto explicaram sobre os desvios da tradução literal, mas creio que na expression em questão universalizamos o sentido: take your time.

Priscila Lima

4 comentários sobre “Tome o seu tempo.

  1. Jucely disse:

    Ai esse bendito inglês, nem fale!!!!!!!
    Quanto as ideias e opiniões faço minha as palavras de Voltaire: Posso não concordar com nada do que dizes, mas lutarei até a morte pelo direito de dizê-las, acho que é isso. Adorei o texto minha amiga querida.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s